Halloween ou dia das Bruxas, é uma celebração popular de culto aos mortos comemorada anualmente no dia 31 de Outubro nos estados unidos, Além dos EUA, outros países de língua inglesa como Canadá, Escócia, Inglaterra e Irlanda, também comemoram esta data.

O termo tem origem na expressão em inglês , All Hallow’s Eve , (Véspera de Todos os Santos), pois é comemorado um dia antes do feriado de 01 de novembro.
A cultura de celebração do Halloween é muito forte em países de língua anglo-saxônica, sobretudo nos Estados Unidos. Com o tempo, o feriado ganhou popularidade e hoje é comemorado, ainda que em menor escala, em grande parte do mundo.
A tradição do Halloween foi levada pelos irlandeses aos Estados Unidos

Origem do Halloween
Maioria das tradições de Halloween tenham se originado nos antigos festivais celtas chamados Samhaim, que marcavam a passagem de ano e a chegada do inverno.  
O início do inverno representava a aproximação entre os mundos onde vivem os mortos.
Os celtas acreditavam que no início do inverno os mortos regressavam para visitar suas casas e que assombrações surgiam para amaldiçoar seus animais e suas colheitas.  
os símbolos que hoje são característicos do Halloween eram formas utilizadas pelos celtas para afastar esses maus espíritos.

O Dia das Bruxas é conhecido mundialmente como um feriado celebrado principalmente nos Estados Unidos, onde é chamado de Halloween.
Mas hoje em dia é celebrado em diversos outros países do mundo, inclusive o Brasil, onde hábitos como o de ir de porta em porta atrás de doces, enfeitar as casas com adereços assustadores e participar de festas a fantasia vêm se tornando mais comuns.


Para comemorar o Halloween, pode se vestir de vários personagem de terror que vier a sua cabeça o importante e comemorar esta data com entusiasmo e alegria, muitas pessoas ao redor do mundo se fantasia e sai nas ruas, vestidos de monstros e pregando sustos em pessoas e pedindo doces nas portas das casas.

Porque não se comemora o Halloween no Brasil?
Países de origem hispânica não têm o costume de comemorar o Halloween, mais sim o dia dos Mortos, foi a forma que a Igreja Católica encontrou para desviar as atenções dessa comemoração de origem pagã, na Espanha, como no Brasil, comemora-se o Dia de Todos os Santos em 1º de Novembro, e o dia de Finados no dia seguinte.